Quem sou eu

Minha foto
Estudante de Biomedicina, apaixonada pelo meu curso !! E acima de tudo FelizZ ...

segunda-feira, 21 de março de 2011

Imunógeno e Antígeno

A função primordial do Sistema Imune é discriminar o que é antígenos próprio (self) do que é estranho ou não-próprio (non-self). Isso deve ocorrer para que se evite um ataque pelo sistema imunológico dirigido a moléculas próprias ou úteis ao organismo. Somente após este reconhecimento é possível que a reação imunológica prossiga no sentido de destruir um antígeno potencialmente nocivo. Assim, o sistema imunológico reconhece os antígenos non-self, reagindo contra eles. Nesta situação, o antígeno pode ser denominado imunógeno, havendo a produção de anticorpos pelos linfócitos B, ativação de linfócitos T e geração de células de memória, cuja função será eliminar ou conter esse antígeno e o microorganismo que o produziu. Antígeno é qualquer substância que se liga a elementos de uma resposta imunológica, é o alvo da resposta.
Alternativamente, o sistema imune pode reconhecer um antígeno como sendo próprio (self). Neste caso, normalmente não há a produção de uma resposta imune efetora, pois o sistema imune tolerante a essa molécula, esse fenômeno é conhecido como tolerância imunológica.

Aglutinação - Sistema ABO e Fator Rh



Para saber o tipo sanguíneo, utiliza reagentes de proteínas Anti-A, Anti-B e Anti-D. Se aglutinar o Anti-A existe proteína A, Anti-B proteína B, Anti-A e Anti-B proteína AB e se não aglutinar nenhum, não existe proteína, o tipo sanguíneo será “zero” ou O.
Do mesmo jeito é com o Fator Rh, se aglutinar existe proteína Anti-D, assim será positivo, se não aglutinar não terá proteína, negativo.


Uma conversinha entre o Rh+ e Rh-

Um comentário: